As novas instalações da Unidade de Internação Pediátrica do INCA foram inauguradas em fevereiro de 2017. O espaço revitalizado, com decoração alegre e clean, oferece um ambiente mais acolhedor, humanizado e adequado à realidade das crianças e adolescentes. Uma das inovações é a sala de acolhimento, reservada para o profissional da assistência receber pacientes e seus familiares. Composta por dois leitos, a unidade de cuidados intermediários (UCI) recebe pacientes em condições clínicas que requerem mais atenção e estão em transição entre a unidade de cuidados intensivos pediátrica (UTIP) e a enfermaria.
Como muitos pacientes vêm de outros municípios e até de outros estados, foi criado um amplo maleiro com armários individuais que permitem que os familiares guardem suas bagagens. Anualmente, 350 novos pacientes infantis são matriculados no INCA.


A Classe Hospitalar assegura aos pacientes infantojuvenis a manutenção do vínculo escolar, permitindo, na ocasião da alta, que a criança retorne à sua escola com a certeza de que se reintegrará ao currículo e aos colegas, sem prejuízo devido ao afastamento temporário.
Em 2016, a sala da Classe Hospitalar do INCA foi redecorada pela equipe do programa Santa Ajuda, do canal GNT. O espaço foi transformado em uma sala de aula otimizada, decorada e bem colorida. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira por duas professoras cedidas pela Secretaria Municipal de Educação e contribuem para a diminuição do estresse causado pelas sucessivas internações. A Classe Hospitalar integra o tratamento oncológico, de acordo com a Resolução n.º 2, do Conselho Nacional de Educação, de 2001.

