A técnica é indicada para tratamento do retinoblastoma (tumor ocular comum na infância), visando à preservação do olho e da visão. Trata-se de um microcateterismo da artéria oftálmica, por onde o agente quimioterápico é levado diretamente até o tumor. O número de sessões varia de três a oito, dependendo da resposta de cada paciente.

Os farmacêuticos têm um papel muito importante no preparo dos antineoplásicos injetáveis (medicamentos que combatem as células cancerosas no organismo do paciente). A manipulação desses medicamentos precisa ser feita em um ambiente totalmente asséptico para preservar as características do produto e evitar contaminação. Esse ambiente é conhecido como Sala Limpa.
Para executar esse trabalho, os farmacêuticos precisam adotar procedimentos para sua própria segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual (máscara de carvão ativado, óculos de segurança, botas e uma roupa impermeável com baixa liberação de partículas, própria para ambiente de Sala Limpa) e da cabine de segurança biológica, que garante a exaustão de 100% do que é manipulado. Eles também devem monitorar as condições de temperatura e pressão da Sala Limpa.