- Sistema Único de Saúde (SUS) - Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais e pelo setor privado e organizações não-governamentais por meio de contratos e convênios. Está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas com direção única em cada esfera do governo.
- Ministério da Saúde (MS) - Gestor nacional do SUS, formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o CNS. Atua no âmbito da CIT para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca, Into e oito hospitais federais.
- Secretaria Estadual de Saúde (SES) - Participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da CIB para aprovar e implantar o plano estadual de saúde.
- Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Planeja, organiza, controla, avalia e executa as ações e serviços de saúde em articulação com o conselho municipal e a esfera estadual para aprovar e implantar o plano municipal de saúde.
- Conselhos de Saúde (municipal ou estadual) - São 26 conselhos estaduais, um no DF e 5.562 conselhos municipais que atuam como instância de participação social e controle das políticas e planos de saúde.
- Conselho Nacional de Saúde (CNS) - O CNS propõe, delibera, monitora e avalia as políticas e o plano de saúde adotados nas três esferas de governo. É composto por 48 instituições, metade representando entidades de usuários e movimentos sociais.
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) - Entidade representante das secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal, integra a CIT e atua em prol de ações e serviços de saúde.
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) - Entidade representante das secretarias municipais de saúde, integra a CIT e atua em prol de ações e serviços de saúde.
- Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) - Representação estadual do Conasems, integra a CIB, articula e mobiliza os secretários municipais para o intercâmbio de experiências e fortalecimento das políticas de saúde.
- Comissão Intergestores Tripartite (CIT) - Instância deliberativa que integra gestores municipais, estaduais e federais para o planejamento, implementação e avaliação de políticas e planos de saúde.
- Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - Instância deliberativa que integra gestores estaduais e municipais para o planejamento, implementação e avaliação de políticas e planos de saúde.
- Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) - Criada em 2003, a MNNP-SUS reúne gestores e trabalhadores para negociação e aperfeiçoamento das relações de trabalho no setor Saúde.
Aristóteles: – Ei, esperem aí um momento! Vocês estão colocando a carroça na frente dos bois! Onde estão os princípios do SUS que fundamentam tudo???
Davi: – Ai, ai, não basta esse Aurélio falante, lá vem esse gato filósofo com essa história de princípios!...
Suzy: – Mas Aristóteles tem razão, Davi! Vamos ver o que ele tem a dizer....