Catálogo de Filmes
A-B| C-D | E-M | N-R | S | T-Z
Este acervo de filmes está disponível para exibição no Centro Cultural da Saúde e itinerâncias da mostra, não sendo franqueado para empréstimo ou cópias.
Por meio de imagens, sons e animações gráficas, são destacadas as principais ações do SUS e da Política Nacional de Humanização, suas conexões e capilaridades da rede de saúde
Por meio da linguagem musical, o filme ensina às crianças a importância da nutrição e higiene pessoal.
Apresenta o projeto “Saúde Brincar”, desenvolvido pelo IFF. A importância da não ruptura do ato de brincar na vida das crianças internadas ou que frequentam a instituição com assiduidade.
Documentário sobre a utilização de ervas, cascas e raízes para uso medicinal ou na alimentação.
Os desafios para implementar metas e compromissos propostos pelo SUS e de uma política descentralizada.
A importância da participação da população na criação de projetos relacionados à saúde. Destaca os princípios e diretrizes do SUS – universalidade, integralidade e descentralização – como uma conquista da democracia.
As vantagens e desvantagens de três métodos de parto: o normal, a cesariana e o parto de cócoras.
Este filme pretende resgatar e valorizar o saber popular e promover a integração entre este conhecimento e o saber científico. Ao final do vídeo, um pequeno glossário fitoterápico ilustra e propõe diferentes usos para algumas ervas encontradas no Brasil.
Documentário sobre o programa criado pelo Ministério da Saúde em 1994, abordando a atuação do médico da família com a população carente de diversas comunidades da região Nordeste do País, primeira a ser beneficiada com a implantação do PSF.
Durante muitos anos a doença mental foi sinônimo de exclusão. Os manicômios eram locais de repressão e isolamento. No Brasil, a Luta Antimanicomial, respaldada pela Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, foi um importante movimento da Reforma Psiquiátrica e possibilitou novos paradigmas para a saúde mental. Por meio de debate são apresentadas as principais diretrizes da psiquiatria dentro do SUS, as diversas formas de ressocialização, a arte e a cultura como ferramentas transformadoras de vidas.
O filme mostra como a população deve ser tratada pelos profissionais de saúde, o respeito, a dignidade e a qualidade necessários, um direito de todos. Apresenta depoimentos de usuários, elogios e críticas sobre a equidade, o atendimento e a qualidade da saúde no País.
Como os meios de comunicação apresentam a saúde e como a população vê a saúde que é apresentada pelas emissoras de televisão.
Redução de danos é uma estratégia de saúde pública que tem como objetivo diminuir a disseminação do HIV/AIDS e outras doenças de transmissão sanguínea entre os usuários de drogas injetáveis. O vídeo mostra as experiências desenvolvidas com sucesso em várias cidades brasileiras, graças à participação dos próprios usuários e ex-usuários de drogas, além de uma extensa rede de parcerias entre o Ministério da Saúde e secretarias de saúde, universidades e organizações da sociedade civil. Depoimentos marcantes falam dos resultados do trabalho que tem mudado a vida de muita gente, a quebra de preconceitos e a aproximação dos usuários de drogas aos serviços públicos de saúde.