O Centro Cultural da Saúde (CCS), situado na cidade do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em dezembro de 2001 com o objetivo de promover e integrar os campos da informação, da documentação e da comunicação em saúde, utilizando uma linguagem criativa que permita ao público conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da saúde no Brasil.
Por meio da realização de mostras culturais locais, virtuais e itinerantes contextualiza a saúde com uma abordagem artística, colocando na pauta temas de interesse público. Em conjunto com as instituições parceiras realiza programação com eventos técnicos, apresentações culturais, exibição de vídeos, produção e distribuição de materiais educativos, que fomentam o intercâmbio e valorizam a expressão de grupos populares e outros segmentos específicos.
A cada nova cidade experiências regionais são acrescentadas às mostras, com o objetivo de dar visibilidade às ações e programas locais, comprometer as instâncias públicas, suscitar o debate, democratizar a informação e fortalecer as redes sociais.
O CCS é uma unidade vinculada à Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, que integra também a Biblioteca, o Arquivo e a Editora. Sua criação estabeleceu uma nova etapa, um modelo diferenciado, um espaço democrático e plural onde a interatividade e a participação social são princípios norteadores e o maior desafio é viabilizar, de forma sustentável, o intercâmbio praticado a cada mostra realizada e tema abordado.
Conheça mais sobre o CCS no site: http://www.ccs.saude.gov.br
Sistema Único de Saúde - Centro Cultural da Saúde - Ministério da Saúde