Memória da Loucura
logomarca do CCS

Centro Cultural da Saúde

Prédio do Centro Cultural da SaúdeO Centro Cultural da Saúde (CCS), situado na cidade do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em dezembro de 2001 com o objetivo de promover e integrar os campos da informação, da documentação e da comunicação em saúde, utilizando uma linguagem criativa que permita ao público conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da saúde no Brasil.

Por meio da realização de mostras culturais locais, virtuais e itinerantes contextualiza a saúde com uma abordagem artística, colocando na pauta temas de interesse público. Em conjunto com as instituições parceiras realiza programação com eventos técnicos, apresentações culturais, exibição de vídeos, produção e distribuição de materiais educativos, que fomentam o intercâmbio e valorizam a expressão de grupos populares e outros segmentos específicos.

A cada nova cidade experiências regionais são acrescentadas às mostras, com o objetivo de dar visibilidade às ações e programas locais, comprometer as instâncias públicas, suscitar o debate, democratizar a informação e fortalecer as redes sociais.

O CCS é uma unidade vinculada à Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, que integra também a Biblioteca, o Arquivo e a Editora. Sua criação estabeleceu uma nova etapa, um modelo diferenciado, um espaço democrático e plural onde a interatividade e a participação social são princípios norteadores e o maior desafio é viabilizar, de forma sustentável, o intercâmbio praticado a cada mostra realizada e tema abordado.

Conheça mais sobre o CCS no site: http://www.ccs.saude.gov.br

Localização do Centro Cultural da Saúde

Sistema Único de Saúde - Centro Cultural da Saúde - Ministério da Saúde