Memória da Loucura

Itinerâncias da Mostra

A Mostra Memória da Loucura apresenta a história da Psiquiatria no Brasil com elementos que compõem um panorama histórico dos tempos imperiais até a Reforma Psiquiátrica, mostrando as diversas formas de tratamento, as personalidades brasileiras mais relevantes na área, as principais correntes estrangeiras que influenciaram nossos psiquiatras, uma seleção de fotografias inéditas dos acervos dos hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e documentos históricos do século XIX, do Hospício de Pedro II.

A mostra conta também com objetos tridimensionais como a videoinstalação denominada Panóptico, com depoimentos de técnicos e usuários dos serviços de saúde mental e uma instalação com uma camisa-de-força. Na programação está incluída a exibição de vídeos do acervo CCS sobre Saúde Mental.

A Memória da Loucura já levou a discussão sobre Saúde Mental e a abrangência da Reforma Psiquiátrica a vários estados brasileiros. Com a prerrogativa dinâmica de interação, a cada nova localidade experiências regionais são acrescentadas ao conteúdo da mostra. Da mesma forma são estabelecidas parcerias entre instâncias municipais, estaduais e federais de governo, instituições psiquiátricas e entidades de classe, democratizando a informação e promovendo a inclusão social de segmentos diferenciados da população.

Veja abaixo as itinerâncias já realizadas:

Informações técnicas para a realização da itinerância da mostra Memória da Loucura, em arquivo pdf:

acrobat reader

Para visualizar os arquivos é preciso ter instalado o programa "Adobe Reader", distribuído gratuitamente. Baixe aqui o Adobe Reader.

Sistema Único de Saúde - Centro Cultural da Saúde - Ministério da Saúde