Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania

"Poucos sabem o que a Vigilância pode oferecer e qual é o valor dessa oferta"
(Gonzalo Vecina Neto - Ex diretor-presidente da Anvisa, em entrevista à Revista Radis)

"Quando a sociedade é devidamente informada, ela sabe o que fiscalizar ou exigir dos gestores públicos."
(Gastão Wagner - Então Secretário Municipal de Saúde de Campinas, em entrevista à Revista Radis)

 

população atentaA mostra cultural "Vigilância Sanitária e Cidadania", idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cecovisa/Ensp/Fiocruz) foi proposta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Centro Cultural da Saúde do Ministério da Saúde (CCS/MS) como um espaço de comunicação com a sociedade para o fortalecimento da cidadania.

Seu objetivo é aproximar a Vigilância Sanitária (VISA) da população, proporcionando condições políticas, sociais e culturais favoráveis à disseminação da informação, segundo o pressuposto ético de defesa e proteção da vida e da promoção da saúde.

De forma lúdica, por meio de humor e interatividade, o intuito é mostrar o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas - nos produtos que consomem, nos serviços que freqüentam e no ambiente em que vivem - e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em eventos geralmente dolorosos.

Eventos como aqueles que, num passado recente, serviram para provocar uma resposta do Estado Brasileiro à sociedade, com maior organização da VISA. Normas sanitárias foram criadas, serviços de vigilância foram implantados e, hoje, o desafio é construir um Sistema Nacional de Vigilância Sanitária ágil, que articule órgãos públicos, setores externos à saúde, atividades sujeitas à vigilância sanitária e a população.

Para isso, é necessário que haja vontade expressa da sociedade e que ela se organize ainda melhor para reivindicar, mais do que seus direitos de consumidor, seus direitos de cidadão.

Essa Mostra é o reconhecimento de que a VISA deve atuar como voz promotora da cidadania e da melhoria da qualidade de vida da população, a qual nem sempre tem as informações que necessita no momento de fazer escolhas que preservem sua saúde.

Dirceu Raposo
Diretor-presidente da Anvisa

Antonio Ivo de Carvalho
Diretor da Ensp/Fiocruz

logos dos organizadores