Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania

Cidadão informado, a saúde agradece

Caro professor e colega,

A Saúde é um tema que deve ser abordado em todas as conversas dentro da escola, um dos espaços privilegiados para falarmos de qualidade de vida saudável. A troca de experiências e de informações é o caminho para os esclarecimentos, para a mobilização e para a participação ativa de toda a comunidade do entorno escolar, começando pela ação do aluno.

Ao adotarmos a Vigilância Sanitária (VISA) como aliada na construção da cidadania em saúde, entendemos que a sua atuação desperta na população a consciência dos direitos que todos temos às boas condições de saúde.

O curso 'Cidadão informado, a saúde agradece' tem como objetivos:

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores para desenvolver nas escolas e na comunidade próxima uma cultura de preservação da saúde.
  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento sobre o papel da Vigilância Sanitária no Brasil.
  • Desenvolver conhecimentos para a compreensão da atuação da Vigilância Sanitária em seus diferentes âmbitos.
  • Desencadear ações de formação continuada, envolvendo a escola, a família e a comunidade.

O curso, como parte da mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania'', busca incorporar os conteúdos temáticos desenvolvidos nos diversos módulos da exposição à sua prática, professor.

Metodologia participativa, transdisciplinaridade, diálogo e cooperação são componentes do curso, concebido a partir desse grande cenário pedagógico que é a Mostra. A expectativa é que o curso possa subsidiar a função docente, para que o tema saúde venha a gerar impacto na sua própria vida e na da comunidade escolar, multiplicando-se em novas iniciativas, protagonizadas pela população.

Logos dos organizadores