Mostras Virtuais
As mostras tem como esteio o resgate histórico da Saúde Pública até a atualidade, nas suas diversas especialidades.
Confira as mostras:
Haiti - a saúde e os desafios da reconstrução
Revela os esforços da cooperação entre Brasil, Cuba e Haiti para o fortalecimento do sistema de saúde pública do país atingido por um terremoto em 2010, destacando o cenário e as ações desta parceria permeada pelas cores, pela cultura e pelas formas marcantes do Haiti.
Hospício de Pedro II - da construção à desconstrução
Aborda o panorama histórico da Psiquiatria no Brasil a partir da criação do primeiro hospital psiquiátrico do país, inaugurado em 1852 na cidade do Rio de Janeiro. A mostra retrata a situação em que se encontravam os loucos desde o início do século XIX até meados do século XX.
Saúde Indígena - Respeito e Cuidados
Destaca os conhecimentos tradicionais dos nativos brasileiros e as diretrizes da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, mostrando quem são os povos indígenas do Brasil, a mobilização das organizações indígenas e os avanços na construção de um modelo de assistência diferenciado.
Igualdade Racial no Sus é pra Valer!
Apresenta as políticas públicas voltadas para a saúde da população negra e, por meio de fotografias em que funcionários do Ministério da Saúde serviram de modelos, revela um olhar sem preconceitos, contribuindo para a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Conferências Nacionais de Saúde: contribuições para a construção do SUS
A trajetória das conferências, desde a primeira, em 1941, foi retratada em painéis, com fotos, textos e charges, que resgatam a memória da saúde pública. A iniciativa trouxe ainda homenagens a nomes representativos para a saúde no Brasil, como Sérgio Arouca e Zilda Arns.
Com uma abordagem didática, lúdica e criativa, discute a trajetória de conquistas e desafios do Sistema Único de Saúde, instituído com a Constituição da República Federativa do Brasil, estimulando a reflexão sobre a importância da participação cidadã na consolidação do SUS em nosso país.
Artame Gallery - Arte Solidariedade - Museu de Imagens do Inconsciente
Integrante do projeto Ano da França no Brasil, apresenta o trabalho de artistas plásticos franceses e brasileiros que exploram a arte com o objetivo de romper o isolamento provocado por transtornos psíquicos, revelando o fascínio das formas e das cores por meio de uma coleção que é uma verdadeira viagem ao inconsciente.
Mercosul: Por Onde Passa a Saúde?
Retrata os povos, cotidianos, esperanças e criatividade dos países integrantes do MERCOSUL, que busca afirmar uma política de integração no campo da saúde pública, registrando os determinantes sociais da saúde, a assistência, a inovação tecnológica e a organização da sociedade.
Através de imagens dos beneficiários do Programa de Volta para Casa, retrata o processo de transformação do cuidado em saúde mental, que se reflete no redimensionamento não só do cuidado, mas do cotidiano destes cidadãos.
Lança luz sobre os diversos ângulos que conformam a utilização da vacina como um instrumento de saúde pública e suas relações com o conhecimento científico e tecnológico, com a noção de cidadania e com as formas de organização espacial e de controle social.
Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania
Revela o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas – nos produtos que consomem, nos serviços que frequentam e no ambiente em que vivem – e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em eventos geralmente dolorosos.
Nise da Silveira - Vida e Obra
Revela parte do universo da médica que revolucionou a psiquiatria no Brasil. Considerada rebelde, discordava dos métodos tradicionais de tratamento, como o eletrochoque e a lobotomia. A mostra apresenta seu trabalho pioneiro ao longo dos 40 anos à frente do Setor de Terapêutica Ocupacional do Museu de Imagens do Inconsciente.
I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS
Conta com 300 cartuns selecionados de trabalhos vindos de 50 países. É mais uma ação do Programa Nacional de DST e Aids que há mais de 20 anos está na luta contra a epidemia. O humor é o mote para apresentar ao público um mosaico das diferentes culturas do mundo e promover o debate sobre a comunicação e a educação em saúde.
Apresenta réplicas de obras de Candido Portinari associadas a um conjunto de atividades de arte, ciência e educação, experimentos científicos, oficina de arte, jogos, informática e painéis ilustrativos.
O Museu Vivo de Engenho de Dentro
Apresenta ao público uma parcela da produção atual dos ateliês terapêuticos do Museu de Imagens do Inconsciente, que dão continuidade à experiência iniciada pela Dra. Nise da Silveira, símbolo na luta pela humanização dos tratamentos dos chamados "doentes mentais".
Retrata a atenção à saúde, o atendimento psicológico e a orientação social às pessoas que vivem nas ruas do centro do Rio de Janeiro através de fotografias e depoimentos que ajudam a conhecer as trajetórias, dificuldades e sonhos desta gente.
Revela o dia-a-dia das vítimas de doenças infecciosas, como tuberculose, malária, doença do sono, doença de Chagas e leishmaniose, que atingem 14 milhões de pessoas a cada ano, 90% das quais vivem em países em desenvolvimento.
Paleopatologia - O Estudo da Doença no Passado
Apresenta o estudo do passado das doenças, humanas ou de outros seres vivos, através dos sinais encontrados em partes conservadas de seus corpos, ou em textos escritos, representações de arte ou outros testemunhos arqueológicos e paleontológicos.
Sociedade Viva - Violência e Saúde
Integra iniciativas e informações das organizações governamentais e da sociedade civil na efetivação de ações e políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à humanização das cidades e à prevenção dos acidentes e violência.
Imagens da Peste Branca: Memória da Tuberculose e Dengue
Por intermédio de fotografias, cartazes, caricaturas e diversos outros documentos, traz ao público o resultado das pesquisas que traçam um panorama de duas doenças que persistem no cenário histórico da nação até os dias de hoje.
Através de painéis informativos e uma linha do tempo, apresenta o conceito do Programa Saúde da Família (PSF) e seu impacto como uma nova metodologia de reestruturação da atenção básica à saúde da população.
Cinco Artistas de Engenho de Dentro
Apresenta o trabalho de Carlos Pertuis, Arthur Amora, Geraldo Aragão, Abelardo Corrêa e Emygdio de Barros, que no ambiente acolhedor e livre de qualquer coação existente nos ateliês do Museu de Imagens do Inconsciente, desenvolveram um universo profundamente individual e por isso mesmo universal.
Cinquentenário do Museu de Imagens do Inconsciente
Sintetiza a história do Museu e dos princípios teóricos e práticos pelos quais ela vem se conduzindo, revelando os frequentadores dos ateliês, criadores que conviveram num ambiente cordial onde o afeto foi e é fator fundamental para a revelação de seus dramas, suas belezas e riquezas.
Resgata os últimos 150 anos de trajetória da psiquiatria no Brasil com elementos que compõem um panorama histórico dos tempos imperiais até a Reforma Psiquiátrica, mostrando as diversas formas de tratamento e as personalidades brasileiras mais relevantes na área.