Mostra virtual CCMS

Sociedade Viva

Violência e Saúde

Identidade visual da Mostra Sociedade Viva. A figura que se vê remete ao formato de uma teia de aranha, porém, em cada pequena fração do todo, há fragmentos de painéis da mostra.

A mostra Sociedade Viva – Violência e Saúde apresenta um tema difícil e complexo. Hoje, a violência, dentre outras seqüelas, se constitui na maior causa de morte da juventude brasileira. Se por um lado as estatísticas são alarmantes, por outro é essencial conhecer as iniciativas das organizações governamentais e da sociedade civil que atuam no País para o enfrentamento dessa situação.

Fortalecer a participação social e conhecer os desafios, as experiências exitosas, as conquistas e os direitos dos cidadãos é o mote dessa mostra, que após sua primeira edição em 2003, retorna atualizada e com o propósito de mais uma vez articular atores e parceiros que trabalham pelo Brasil.

A organização das comunidades, das redes sociais e da ação pública para a efetivação de políticas voltadas à promoção da saúde, à humanização das cidades e do trabalho, à prevenção da violência, ao desenvolvimento de uma cultura de paz e em defesa da vida, são estratégias que merecem visibilidade.

Saiba mais

Módulos da mostra

Este desenho em cores mostra duas cenas. No canto superior esquerdo, crianças reunidas embaixo de uma árvore, prestam atenção ao que um adulto fala. No centro da ilustração, como se fosse uma página na diagonal, nota-se cena de crianças desenhando sobre papel, sentadas no chão, enquanto outro grupo infantil interage ao ar livre.

Projeto Quatro Varas

Nesta imagem, nota-se que o fundo branco foi todo preenchido uniformemente com palavras na cor preta. Sobre o texto, em letras enormes, a palavra “PAZ”, na cor azul, ocupando toda a extensão da figura.

Teia Social

Esta fotografia em cores mostra, em close, vestido de criança pendurado em cabide. A roupa, em cor clara e babados, parece flutuar sobre um piso escuro de carpete, onde se encontram um par de sapatos, também claros, e uma boneca. Ao fundo, nota-se um grande painel com foto em preto e branco que mostra várias pessoas lado a lado, de mãos dadas.

Instalação Sociedade Viva

Esta foto em close revela espécie de maquete onde, imediatamente, se reconhece uma favela ou comunidade. Há casas e prédios coloridos, construídos desordenadamente, acompanhando o contorno do morro que ocupam.

Rocinha, o mundo da arte

Para saber mais

ITINERÂNCIAS

Exibições da mostra em Campo Grande MS, Recife PE, e Natal RN.

ACERVO DE FILMES

Programação de mostras de filmes temáticos. Acervo acessível aos visitantes do Centro Cultural do Ministério da Saúde, para exibição no local.