Unidades prisionais de Rio de Janeiro recebem o I Festival Internacional de Humor em DST e Aids

A parceria entre o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) promove a itinerância da versão compacta da mostra I Festival Internacional de Humor em DST e Aids nas 24 unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Gericinó, com duração estimada de 30 dias em cada unidade.

O I Festival Internacional de Humor em DST e Aids é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG). A mostra apresenta 150 cartuns de 300 trabalhos selecionados, oriundos de mais de 50 países. Além de cartunistas brasileiros, encontram-se representantes de países como Croácia, China, Espanha, Coréia do Sul e Cuba.

A exposição tem o objetivo de estimular e divulgar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, contribuindo para a conscientização da população carcerária, familiares e funcionários.

I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS

O Festival representa uma das ações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS, que há mais de 20 anos atua na prevenção e tratamento da doença, formulando políticas públicas para o acesso à informação, à dignidade, à cidadania, e contribuindo

para a extinção da discriminação contra a pessoa portadora de HIV e Aids (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida).

Concurso de cartuns Humor em DST e Aids

O concurso de cartuns para internos será lançado em cada uma das 24 unidades prisionais, seguindo o mesmo calendário de itinerância da mostra. A intenção é estimular e divulgar informações sobre a prevenção e o tratamento da Aids e das DST, por meio da produção de cartuns criados pelos internos.

A ideia da utilização de uma linguagem visual surgiu a partir da percepção de que o cartum ultrapassa as fronteiras da comunicação verbal, podendo ser mais um aliado na luta contra a Aids. O desenho muitas vezes dispensa o acompanhamento de um texto, e assim, por meio dos traços e expressão dos personagens, a mensagem da prevenção é passada para qualquer pessoa, independente de nacionalidade e de escolaridade.

A itinerância da exposição e o concurso nas unidades prisionais de Gericinó contarão ainda com uma programação de cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos sobre sexualidade e DST.

Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira

Criada em 1957, a Esmeraldino Bandeira é uma unidade que desenvolve ações de reeducação e reintegração do presidiário à sociedade por meio do trabalho. Tijolos ecológicos, embalagens descartáveis de alumínio (quentinhas) e 30 mil pães por dia, que servem todo o sistema penitenciário do Rio de Janeiro, fazem parte da produção.

O presídio tem capacidade para receber em média mil detentos do sexo masculino, em regime fechado. Conta, também, com uma escola que oferece os ensinos fundamental e médio, além dos projetos Vida – que capacita os internos como multiplicadores para ações de saúde e cidadania – e Empreendedorismo e Reconstrução, que prepara o custodiado para o mercado de trabalho.

   Release   /      Clipping

Inauguração: 13 de setembro, às 11h
Período: 13 de setembro a 12 de outubro de 2011
Visitação: restrita a internos, familiares e funcionários
Endereço: Estrada General Emílio Maurel Filho, n° 900, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

Presídio Nelson Hungria

Criada em 1981, a unidade tem capacidade para receber cerca de 500 detentas em regime fechado. Além de oferecer ensino fundamental e médio e curso profissionalizante, promove oficinas de informática, arte, costura e salão de beleza. O presídio também possui ambulatórios médico e dentário e atendimento psicológico e de serviço social.

Inauguração: 09 de agosto, às 11h
Período: 09 de agosto a 09 de setembro de 2011
Visitação: presidiárias, familiares e funcionários
Endereço: Estrada Gen. Emílio Maurel Filho, 1.907, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release

Cadeia Pública José Frederico Marques

Criada em março desse ano, a cadeia tem a capacidade de receber cerca de 500 detentos, do sexo masculino, em regime fechado.

Inauguração: 06 de julho, às 11h
Período: 06 de julho a 05 de agosto de 2011
Visitação: restrita a internos(as), familiares e funcionários
Endereço: Estrada Gen. Emílio Maurel Filho, s/n°, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release   /      Clipping

Instituto Penal Plácido Sá Carvalho

Localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, o instituto tem a capacidade de receber em média 1,7 mil internos, do sexo masculino, em regime semiaberto.

Inauguração: 30 de maio, às 11h
Período: 30 de maio a 30 de junho de 2011
Visitação: restrita a internos(as), familiares e funcionários
Endereço: Estrada Gen. Emílio Maurel Filho, n° 900, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release

Sanatório Penal

O hospital, integrante do Complexo Penitenciário de Gericinó, possui 107 leitos masculinos e nove femininos, sendo referência para o tratamento de tuberculose.

Inauguração: 27 de abril, às 11h
Período: 27 de abril a 27 de maio de 2011
Visitação: restrita a internos(as), familiares e funcionários
Endereço: Estrada Guandu do Sena, 1902, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release   /      Clipping

Matéria Rádio Nacional:

Matéria TV Boas Novas:

 

Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira e Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza

Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira

Exclusiva para detentos com terceiro grau completo. Capacidade para 154 internos.

Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza

Exclusiva para mulheres, com capacidade para 300 detentas.

Inauguração: 23 de março, às 11h
Período: 23 de março a 23 de abril de 2011
Visitação: restrita a internos(as), familiares e funcionários
Endereço: Estrada Gen. Emílio Maurell Filho, n° 77, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release   /      Clipping

Centro de Tratamento em Dependência Química Roberto Medeiros

Localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, a unidade funciona desde 1977. Atualmente, oferece atendimento multidisciplinar – psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e médicos clínicos, entre outros profissionais, e conta com 142 leitos e sete enfermarias. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, o centro é considerado hospital de referência em dependência química na Saúde Prisional Brasileira.

Inauguração: 18 de fevereiro, às 10h
Período: 18 de fevereiro a 18 de março de 2011
Visitação: restrita a internos(as), familiares e funcionários
Endereço: Estrada Gen. Emílio Maurell Filho, n° 1.100, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

   Release   /      Clipping

Inauguração da itinerância no Espaço cultural SuperVia, estação Central do Brasil

O Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou oficialmente a itinerância da exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids e o Concurso de cartuns Humor em DST e Aids, no dia 22 de novembro de 2010, às 14h, no espaço cultural SuperVia, na estação Central do Brasil. A mostra esteve em exibição até o dia 6 de dezembro de 2010, e recebeu centenas de visitantes.

   Release   /      Clipping