Cartuns da Aids tem sua primeira itinerância internacional na cidade do México

Após o sucesso da exibição dos cartuns do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids, no Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde, por meio de seu Centro Cultural da Saúde, apresentou a mostra na cidade do México. De 25 de agosto a 11 de dezembro de 2005, os 300 trabalhos de cartunistas de diversas partes do mundo puderam ser vistos no hall principal do Centro Medico Nacional Siglo XXI. Eles integraram a reunião de diretores executivos, jovens e voluntários da Federación Internacional de La Família, Region del Hemisferio Occidental (IPPF/RHO).

A Mexfam (Fundacion Mexicana para la Planeacion Familiar) celebrou 40 anos de trabalho como organização não-governamental, voltada para o cuidado da saúde sexual e reprodutiva da população mexicana. A mostra foi uma excelente oportunidade para homenagear a organização.

Para a primeira edição do Festival foram escolhidos temas que falam do acesso ao tratamento, dos direitos das pessoas que convivem com o HIV e da prevenção. Desde o início do projeto, a intenção foi tornar o festival uma exposição itinerante para levar a vários pontos do país a reflexão e conscientização da sociedade para o tema de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids. A exibição no México foi a primeira itinerância internacional.

México teve três cartunistas selecionados para o Festival

Entre os cerca de 1.500 trabalhos enviados por representantes de 50 países sobre os três temas propostos pela organização do Festival, três representantes do México foram selecionados. São eles os cartunistas Soto, com um trabalho na categoria Prevenção; Fraga, com um trabalho na categoria Prevenção e outro na categoria Tratamento e Boligán, com um cartum na categoria Direitos Humanos. As imagens fazem parte de campanhas publicitárias de prevenção do Programa Nacional de DST/AIDS por todo país.

Simposio Humor, ITS y VIH/SIDA

22 de noviembre de 2005

Centro Médico Nacional Siglo XXI - Unidad de Congresos - Auditorio 2

Programa

8:30 – 9:00 Registro

9:00 – 9:15 Inauguración

9:15 Epidemia del VIH en América Latina

  • Contexto regional - Dr. Mario Bronfman, Fundación Ford
  • Contexto nacional -Dr. Jorge Saavedra, Censida
  • Prevención del estigma y de la discriminación -Lic. Gilberto Rincón Gallardo, CONAPRED
  • Campaña de información y prevención - Ministerio de Salud, Brasil
  • Sesión de preguntas y respuestas

11:05 – 11:15 Receso

11:15 La pandemia vista desde la sociedad

  • Interacción Gobierno – Sociedad Civil -Lic. Cecilia Loría, INDESOL
  • El aporte de las OSC -Lic. Alejandro Brito, Letra S
  • Sida – desde la perspectiva de la mujer - Dra. Adriana Ortiz Ortega, PIEM Colegio de México
  • Enfoques desde lo social - Carlos Monsivaís
  • Sesión de preguntas y respuestas

13:00 Clausura