Mostra de Humor em DST e Aids chega à Europa

A mostra do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids chegou em 27 de novembro à Europa. Com o nome de "Drawing it Out: 1st. International HIV/Aids Cartoon Exhibition", a exposição ocupou a galeria do Edifício Sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça até 1º de dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Aids. A turnê européia acontece após sucesso no Brasil, no México e nos Estados Unidos – onde esteve em cartaz em três espaços nobres. A mostra também esteve na sede da ONU.

O convite para a primeira turnê européia da mostra partiu da diretora do Programa HIV/Aids e o Mundo do Trabalho, da OIT, Sophia K. Kisting, que se sensibilizou com as "profundas mensagens que elas (as obras) contêm para convencer num contexto de humor". Na Suíça a mostra foi viabilizada pela Federação Internacional de Planejamento Familiar / Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/WHR) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

Os trabalhos do festival, promovido pelo Programa Nacional de DST e Aids/Ministério da Saúde e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), estão divididos em três categorias – prevenção, tratamento e direitos humanos – e foram exibidos pela primeira vez em agosto de 2004, em Brasília.

Em novembro do mesmo ano, a mostra ganhou nova dimensão com uma curadoria que investiu em mídias e formatos diferenciados, numa iniciativa do Centro Cultural da Saúde (CCS), da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI).

Criatividade induz à reflexão

Além do México, Estados Unidos e Suíça, várias cidades brasileiras também já receberam a mostra que, por meio de um mosaico cultural que permite ao público uma abordagem criativa sobre a saúde pela ótica do humor e da arte, estimula uma reflexão sobre o tema HIV/Aids. O resultado agradou. Só no Brasil e no México, a mostra atraiu 200 mil visitantes.

A exposição completa é composta por 300 cartuns criados por artistas gráficos de 50 países, incluindo Afeganistão, África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, México, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia/Montenegro, Turquia, Ucrânia e Uruguai. O conjunto das obras pode ser visto ainda em versão virtual disponível em www.aids.gov.br/humor/english.htm e no www.ccs.saude.gov.br.

Para a turnê americana a mostra foi replicada e adaptada e esteve em exposição em mais três instituições na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos: Gay Men's Health Crisis, Hostos Center for the Arts and Culture e na sede da IPPF/WHR.

Mais informações

Brasil
Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde
Assessoria de Comunicação
Tel: 00 55 61 3315-2431 (Marcus Santos)
Fax: 00 55 61 3321-3731
Portal: www.saude.gov.br

Estados Unidos
E-mail: cartoon@ippfwhr.org

Discursos

   Discurso da Presidente da Federação Internacional de Planejamento Familiar / Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/WHR), Jaqueline Sharpe, proferido por ocasião da solenidade de abertura da mostra na ONU (em inglês).

   Discurso do embaixador brasileiro junto às Nações Unidas, Ronaldo Mota Sardenberg, proferido por ocasião da solenidade de abertura da mostra na ONU (em inglês).

   Discurso da Coordenadora-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde do Brasil, Márcia Rollemberg, proferido por ocasião da abertura da mostra no Gay Men's Health Crisis.

Drawing It Out: 1st. International HIV/Aids Cartoon Exhibition

Galeria do Edifício Sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), salão principal

Endereço: 4 Route des Morillons, Genebra, Suíça
Período: 27 de novembro a 1º de Dezembro de 2006

 

Organização das Nações Unidas (ONU) – Saguão principal
General Assembly Visitor's Lobby

Endereço: First Ave. at 46th Street, New York (NY)
Período: 2 de dezembro de 2006 a 9 de janeiro de 2007

Inauguração:

Gay Men's Health Crisis

Endereço: The Tisch Building - 119 West 24th Street, New York (NY)
Período: até 9 de janeiro de 2007

Hostos Community College, The City University of New York Center for the Arts and Culture

Endereço: 50 Grand Concourse at 149th Street, Bronx, New York (NY)
Período: até 10 de dezembro de 2006

 

Escritório da Federação Internacional de Planejamento Familiar / Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/WHR)

Endereço: 120 Wall Street, 9th. Floor, New York (NY)
Período: até 9 de janeiro de 2007