Após turnê internacional, mostra de humor em aids chega ao Museu da Vida, no Rio

Após sucesso na Europa e nos Estados Unidos – onde foi visitada por mais de 150 mil pessoas –, a mostra I Festival Internacional de Humor em DST e Aids volta ao Brasil. De 09/10/07 a 29/02/08, a mostra estará em cartaz na Sala de Exposição do Museu da Vida, espaço vinculado à Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Os trabalhos participantes do festival, promovido pelo Programa Nacional de DST e Aids e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas (Imag), estão divididos em três categorias – prevenção, tratamento e direitos humanos – e foram exibidos pela primeira vez em agosto de 2004, em Brasília.

Em novembro do mesmo ano, a mostra ganhou nova dimensão com uma curadoria que investiu em mídias e formatos diferenciados, numa iniciativa do Centro Cultural da Saúde (CCS-RJ), da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI).

Criatividade induz à reflexão

Além do México, Estados Unidos e Suíça, várias cidades brasileiras também já receberam a mostra que, por meio de um mosaico cultural que permite ao público uma abordagem criativa sobre a saúde pela ótica do humor e da arte, estimula uma reflexão sobre o tema HIV/aids.

A exposição completa é composta por 300 cartuns criados por cartunistas de 50 países, incluindo Afeganistão, África do Sul, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Croácia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, México, Peru, Romênia, Rússia, Sérvia/Montenegro, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Os trabalhos podem ser vistos ainda na mostra virtual disponível em www.aids.gov.br/humor/english.htm e no www.ccs.saude.gov.br.

Público da Mostra

Veja alguns números da visitação do I Festival Internacional de Humor em DST e Aids:

  • Brasil: mais de 200 mil visitantes;
  • México: 70 mil visitantes;
  • Nova Iorque: cerca de 150 mil visitantes;
  • Genebra: 3.200 visitantes.
I Festival Internacional de Humor em DST e Aids
Sala de Exposição do Museu da Vida/Fiocruz

Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Período: de 9 de outubro de 2007 a 29 de fevereiro de 2008
Horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h.
Tel: (21) 3865-2138 / E-mail: museudavida@coc.fiocruz.br / Site: www.museudavida.fiocruz.br