Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Estudo de máquinas simples - Roldanas

A pintura, em cores, expressa homens puxando cordas. Em pé, com os pés apoiados e as mãos acima da cabeça, os personagens puxam para baixo duas cordas que estão na direção vertical. Ao fundo, há uma escada e uma pessoa atrás dela, de frente para uma parede.
Descobrimento - 1941 / Têmpera
A ilustração colorida apresenta um suporte com um sistema de roldanas. O suporte está fixado ao chão e o sistema montado inclui três roldanas na parte de cima e três na parte de baixo, por onde passam cordas. Essas estão amarradas nas laterais inferiores do suporte e sustentam três sacos.

Há muito a humanidade busca meios de realizar tarefas com o menor esforço possível, para tanto, faz uso de máquinas simples: a alavança, a roldana e o plano inclinado. As máquinas simples são constituídas de uma só peça e são básicas na construção das outras máquinas.

No nosso experimento, três sacos de 4kg são suspensos por cordas presas a roldanas. O primeiro saco está acoplado a uma roldana fixa que inverte o sentido da força aplicada à corda que o prende.

Os demais estão acoplados a roldanas, fixas e móveis, que fazem com que a força empregada para erguer cada saco seja muito menor, embora tenhamos que puxar uma extensão maior de corda.

No quadro de Portinari, os marinheiros parecem se esforçar para puxar as cordas que elevam as velas da caravela. Será que eles estão usando roldanas?