Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Informática

O mundo de Candinho era povoado de sonhos, cansaços, grandes medos, mas também das delícias de cavalgar entre os pés de café das fazendas de Brodósqui, empinar papagaio, brincar de gude, pião, diabolô, ioiô, bilboquê, barra-manteiga, pique e de pular carniça.

Os computadores estão disponíveis para que o público possa, a partir da obra de Portinari, abordar os principais conceitos de geometria, ótica, cor, misturas etc., investigando, de forma informatizada, como se dão as articulações entre os componentes básicos dessa linguagem: linha, forma, cor, valor, luz, textura, volume, espaço, superfície, e, com as ferramentas disponíveis no paint brush, interferir nas obras disponíveis no computador, criando a partir delas uma nova obra.

A pintura colorida revela um menino que, acompanhado de um carneiro, faz uma pipa. A criança está sentada no chão, de pernas abertas e esticadas; está descalço e olha para baixo. O espaço entre as pernas dele é ocupado por uma pipa azul e restos do material usado para fabricá-la. Atrás dele, há um carneiro branco, deitado de barriga para baixo, as patas dianteiras esticadas e a cabeça voltada para as mãos do menino. O chão onde está a dupla continua até o fundo da imagem, onde encontra montanhas e o céu.
Menino com Pipa - 1954 / Óleo sobre tela
A pintura exibe uma cena em que pessoas agridem um boneco. Sobre um solado escuro, homens vestidos de branco seguram pedaços de pau e batem em um boneco suspenso no ar. Um pouco atrás, outros correm para participar. Ao fundo, há duas pessoas bem distantes das primeiras. A imagem segue para o fundo, mostrando uma certa claridade e, logo acima, o céu escuro, onde se destacam a lua cheia no canto superior esquerdo e estrelas espalhadas.
Malhando Judas - 1940 / Óleo sobre tela
A pintura é colorida, em tons fechados, e retrata um cenário deserto, onde dois meninos brincam de soltar pipa. Os personagens estão de costas, com os braços levantados. O menino mais próximo do observador controla uma pipa vermelha; o outro, uma pipa azul. À esquerda, tomando a lateral, uma árvore com poucas folhas e galhos aparentes. Ao fundo, o horizonte em tom mais claro.
Brodowski - 1942 / Óleo sobre tela