Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Reflexão

A pintura retrata um homem. Posicionado de frente, os olhos dele estão direcionados para a esquerda da imagem, mas o rosto não. Ele tem feição séria; os cabelos são curtos e claros e usa camisa branca. Atrás do homem, à esquerda, um retângulo vertical azul e, à direita, um aparato, com objetos coloridos.
Autorretrato - 1957 / Óleo sobre madeira

Na natureza, podemos identificar dois tipos de imagens: a real e a virtual.

A imagem real é aquela em que os raios de luz vêm da imagem, e pode ser projetada em um anteparo.

Em uma imagem virtual, os raios de luz parecem vir da imagem refletida, mas não vêm. Em um espelho plano, por exemplo, a imagem virtual de um objeto está atrás, ou dentro do espelho, mas os raios de luz não emanam de lá. Já os espelhos côncavos podem produzir imagens reais sob certas circunstâncias.

A pintura mostra dois homens segurando gaiolas que prendem passarinhos. Usam chapéus de palha, blusas brancas, calças claras e estão descalços. O homem mais à frente, segura com a mão esquerda uma gaiola que contém dois passarinhos vermelhos; o braço direito dele está ao lado do corpo; e a mão encontra-se cerrada. O homem seguinte usa suspensórios sobre a blusa e a perna esquerda da calça está dobrada abaixo do joelho; a mão esquerda toca o ombro oposto e a outra mão segura uma gaiola, onde há um passarinho azul. O fundo da imagem surge da junção entre o chão marrom e o céu azul
Vendedor de Passarinho - 1959 / Óleo sobre madeira