Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Transferência de Energia

Pintura colorida de quatro crianças em balanços. Três delas estão posicionadas na parte de cima da tela e uma na parte de baixo. Seguram-se nos cabos dos brinquedos, e os pés não tocam o chão. O fundo da pintura tem tons de amarelo e azul.
Meninos no Balanço - 1960 / Óleo sobre tela

A energia está presente em nossas vidas sob as mais diferentes formas: calor (energia calorífica), som (energia sonora), movimento (energia cinética), luz (energia luminosa), química, elétrica, atômica e nuclear. Podemos pensar em energia como alguma coisa que se transforma continuamente e que pode ser utilizada para realizar trabalho útil.

Fotografia colorida de dois pêndulos. Há uma estrutura de duas hastes, ligadas por um conector, no qual há um pêndulo de cada lado. O fundo da imagem é branco, assim como a estrutura e as cordas. Somente a extremidades dos pêndulos são escuras.Neste experimento, dois pêndulos estão ligados por um fio que permite a transferência de energia entre eles. Quando colocamos um dos pêndulos para oscilar, o outro, antes imóvel, começa também a oscilar. A partir daí, há uma alternância entre as oscilações dos pêndulos. Quando um está parado, o outro está oscilando com amplitude máxima e vice-versa.

No quadro de Portinari, os meninos estão em balanços. Os seus pés não chegam ao chão. Para lhes dar movimento puxamos os balanços para trás e largamos depois. Para que os meninos continuem a balançar, bastará empurrá-los ligeiramente no ritmo das oscilações, ao fim de pouco tempo eles adquirem um balanço considerável.