Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Magnetismo

A pintura revela índios observando caravelas ao mar. Os indígenas estão em terra e aparecem em primeiro plano, em toda a lateral direita da imagem. O artista pintou os corpos dos índios em tons de vermelho, com exceção do corpo de uma criança, pintada em tons de azul. Os índios estão em pé, em sua maioria, pois há um deles agachado. Alguns seguram flechas, um deles aponta para o mar e outro venda os olhos com a mão.  Ao fundo, na lateral superior esquerda, há uma caravela mais visível, com uma cruz de malta  estampada em uma das velas. Mais ao fundo, há outras duas embarcações.
Descobrimento do Brasil - 1956 / Óleo sobre cartão

O ferro é um dos materiais mais usados pelo homem, pela sua resistência e dureza. Ele também tem uma propriedade interessante: é magnético.

O magnetismo é uma força básica entre materiais especiais, conhecidos como materiais magnéticos ou ímãs. Sabemos que a origem da força elétrica entre corpos eletricamente carregados é a presença de partículas na matéria, conhecidas como elétrons. Eles são responsáveis pelos raios durante as chuvas fortes do verão. Mas no caso da força magnética, sua origem encontra-se nos elétrons girando como se fossem piões. Dessa forma eles criam a unidade mínima do campo magnético conhecida como dipolo magnético.

O dipolo magnético, ou ímã, tem dois pólos: um pólo norte e outro sul.

Dois ímãs geralmente interagem da seguinte forma: os pólos iguais se afastam e os pólos diferentes se atraem. Assim, quando dois ímãs ficam colados, estão unidos pelo norte de um e pelo sul do outro. Não existem pólos sozinhos na natureza e todo ímã tem sempre os dois pólos.

A imagem é colorida e mostra uma bússola em close.