Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Centro de Massa

A pintura colorida mostra dois palhaços em uma gangorra. O palhaço à esquerda está embaixo, segurando-se no brinquedo, com os pés no chão e olhando para cima. O palhaço à direita, está no alto, com os braços abertos e os pés longe da superfície. Estão em um ambiente ao ar livre e claro, onde se percebe uma paisagem ao fundo, além do céu.
Palhacinhos na gangorra - 1957 / Óleo sobre madeira compensada

Todo corpo tem um peso, geralmente representado por um único vetor. Esse vetor representa a resultante dos pesos das diversas partes componentes do corpo. Isto porque cada partícula, cada molécula do corpo, tem o seu peso. Os pesos de todas as partículas são forças paralelas e de mesmo sentido, cuja resultante é o peso do corpo. O ponto de aplicação dessa força única considerada como peso do corpo é chamado de centro de gravidade, ou centro de massa, do corpo.

No experimento duplo cone, enquanto o duplo cone parece subir a rampa, seu centro de gravidade desce. Olhando o experimento de lado (ou bem de frente), é fácil fazer essa comprovação.

Palhacinho equilibrista - Para aumentar a estabilidade de um objeto, deve-se abaixar o seu centro de gravidade ou aumentar a sua base. No caso do palhacinho de nosso experimento, o seu centro de massa foi deslocado para um pouco abaixo do seu corpo, com a adição de peso entre suas pernas.