Mostra virtual CCMS

Portinari

Arte e Ciência

Ilusão de Ótica

A pintura retrata um senhor de perfil. O homem está voltado para a direita, em primeiro plano. Ele é calvo na parte da frente da cabeça e os cabelos são brancos, assim como o bigode. O senhor tem a feição séria e usa um par de óculos redondos extremamente discretos, com hastes quase invisíveis sobre a pele. Percebe-se uma elevação nas costas dele, o que faz com que sua cabeça fique mais para frente. Ele usa camisa com gola branca e paletó preto. O fundo da tela é todo verde.
Retrato de Ruy Barbosa - 1949 / Óleo sobre tela

Ao olharmos para um objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio da pupila. Quanto maior estiver a pupila, mais luz entrará no olho. Depois da pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

A imagem formada na retina é plana, contudo, somos capazes de perceber forma, cor, profundidade e movimento.

A percepção que uma pessoa tem do mundo exterior de seu olho não depende apenas do órgão da visão, mas também de suas emoções, seus motivos, suas adaptações.

A imagem é colorida e mostra, em cada lateral o perfil da mesma pessoa. Os perfis são pretos e revela o contorno do rosto de um homem. O fundo da imagem tem tom de lilás.