Centro Cultural do Ministério da Saúde





Exposição sobre o combate ao Aedes aegypti


Mostra inaugurada em Brasília pretende conscientizar e engajar a população no combate ao mosquito

Foi inaugurada na tarde de quinta-feira, 28/04, a exposição “Combate ao Aedes aegypti – Todos juntos em defesa da saúde e da vida”, no túnel do Ministério da Saúde, em Brasília. O evento de inauguração contou com a presença dos trabalhadores do Ministério, que lotaram o hall do terceiro andar do edifício anexo. Os presentes prestigiaram a apresentação musical das crianças da Creche Narizinho, que fizeram uma paródia de cantiga popular “Samba Lelê”, de autoria da servidora Marcia Dantas, falando sobre o mosquito.


Legenda: Visitante atenta ao conteúdo dos painéis: informação para prevenção é a tônica da mostra.





Legenda: Deputado Marcelo Castro; Neilton Oliveira, Secretário Executivo Substituto; Mauro Junqueira, Presidente do CONASEMS; Antonio Carlos Figueiredo Nardi, Secretário da SVS; João Gabardo dos Reis, Presidente do CONASS; e o Ministro da Saúde Agenor Álvares. As autoridades se preparam para cortar a faixa de inauguração da mostra "Combate ao Aedes aegypti - Todos juntos em defesa da saúde e da vida".



Uma das atividades inseridas no Plano Integrado de Ações de Combate ao Aedes aegypti no Ministério da Saúde, a exposição ocupa os 160 metros das paredes do túnel com painéis que apresentam um panorama informativo acerca do mosquito, bem como ações realizadas pelos núcleos estaduais para combater o vetor da dengue, da zika e da chikungunya. Além disso, a exposição contou com um Cordel, também de autoria de Marcia Dantas, intitulado “Dia de faxina”.


A exposição tem curadoria da Coordenação Geral de Documentação e Informação/SAA/SE, da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas/SAA/SE e da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle de Dengue/SVS, com colaboração de todas as secretarias do Ministério da Saúde. O Centro Cultural do Ministério da Saúde foi responsável pelo design gráfico da mostra, que tem por objetivo não apenas informar e conscientizar a população a respeito do Aedes aegypti e das doenças que ele transmite, mas também engajar a população no combate ao mosquito. Daí vem seu subtítulo: “Todos juntos em defesa da saúde e da vida”.


Legenda: Prata da casa: a servidora Marcia Dantas posa ao lado do painel com o cordel feito por ela especialmente para a exposição.





Legenda: Visitantes observam os painéis que compõem a mostra, que ocupa os 160 metros de parede do túnel do Ministério, em Brasília.