Centro Cultural do Ministério da Saúde





Redesenho e descrição de imagens das mostras virtuais


Cinco Artistas de Engenho de Dentro e O Museu Vivo de Engenho de Dentro passam pelo processo de renovação do acervo virtual do CCMS

As mostras virtuais “Cinco Artistas de Engenho de Dentro” e “O Museu Vivo de Engenho de Dentro” passam a integrar o acervo de mostras do CCMS que estão inteiramente adaptadas aos padrões atuais da Internet. Vinte e cinco mostras fazem parte do acervo virtual. Serão lançadas a cada mês, três mostras inteiramente acessíveis.



Legenda: Obra do artista Ênio Sérgio. Acervo: Museu de Imagens do Inconsciente



Legenda: Obra do artista José Alberto de Almeida. Acervo: Museu de Imagens do Inconsciente


Estas mostras receberam atualização tecnológica para garantir total acessibilidade ao público. As mostras são responsivas, isto é, podendo ser visualizadas em todos os dispositivos e em diversos formatos de tela, como desktops, smartphones e tablets. Além disso, disponibilizam descrição de imagens para serem lidas por softwares leitores de tela, permitindo aos portadores de deficiência visual navegar por desenhos e fotografias sem perder as informações.



Ambas as mostras, apresentam o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente do Instituto Municipal Nise da Silveira. Cinco Artistas de Engenho de Dentro integrou a programação comemorativa do cinquentenário do Museu de Imagens do Inconsciente (2002) e expôs criações originais de internos como Emygdio de Barros, Geraldo Aragão, Abelardo Corrêa, Arthur Amora e Carlos Pertuis de valor estético e artístico reconhecido por críticos de arte e artistas plásticos, além de constituir uma fonte inestimável de conhecimento para o tratamento de transtornos psíquicos. Da mesma forma, O Museu Vivo de Engenho de Dentro (2004) apresentou a produção mais recente dos ateliês terapêuticos ainda em curso naquela instituição.



Acessem:

Cinco Artistas de Engenho de Dentro


O Museu Vivo de Engenho de Dentro




Legenda: Obra do artista Carlos Pertuis. Acervo: Museu de Imagens do Inconsciente



Legenda: Obra do artista Emygdio de Barros. Acervo: Museu de Imagens do Inconsciente