Centro Cultural do Ministério da Saúde





1° de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids


Mostra sobre o tema é redesenhada e participa de projeto em Minas Gerais


CCMS participa do projeto Fachada Digital, na UFMG

O dia 1° de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data definida pela Assembleia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da ONU, e instituída oficialmente pela Organização Mundial da Saúde no ano seguinte. O Dia reforça as lutas travadas em todo o mundo para combater não apenas o vírus do HIV, causador da aids, mas, sobretudo, o preconceito, o estigma e a exclusão que se criaram, ao longo do tempo, em torno das pessoas vivendo e convivendo com o vírus. Embora a luta ainda esteja apenas começando, é necessário reconhecer alguns avanços conquistados, por meio de uma série de iniciativas, governamentais e não governamentais, que existem por todo o mundo.


Foi no esteio dessa luta que o Centro Cultural do Ministério da Saúde inaugurou, em 2004, a mostra “I Festival de Humor em DST e Aids”, abordando, por meio de cartuns bem-humorados, questões relativas à prevenção, ao tratamento e aos direitos das pessoas vivendo e convivendo com o vírus do HIV e com aids, e percorrendo diversas cidades do mundo inteiro.


Este ano, fechamos nova parceria, e a mostra participa da Fachada Digital, um projeto do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. Até o dia 11 de dezembro, o público poderá conferir uma seleção de 30, dos 300 cartuns da mostra, projetados na fachada do prédio da UFMG, em Belo Horizonte, à noite. A expectativa é que o público mineiro possa entrar em contato, de forma leve e bem-humorada, com a temática das infecções sexualmente transmissíveis, especialmente a aids, tema que ainda é visto como tabu por uma parcela da sociedade, mesmo nos dias atuais.



Legenda: Logotipo da exposição “I Festival Internacional de Humor em DST e Aids"



Legenda: Cartum vencedor na categoria “Direitos Humanos”




Mostra virtual “I Festival Internacional de Humor em DST e Aids” é redesenhada

No contexto do 1° de dezembro, o Centro Cultural do Ministério da Saúde lança a mostra virtual “I Festival Internacional de Humor em DST e Aids”, totalmente redesenhada. A mostra, que agora é responsiva, isto é, pode ser conferida on-line de qualquer aparelho eletrônico, foi uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG), e é mais uma ação do Programa Nacional de DST e Aids. Nela, o público poderá conferir 300 cartuns, selecionados de um universo de 1500, de cartunistas de cinquenta nacionalidades, que tratam com o humor característico desta expressão artística o tema delicado da doença. Os cartuns podem funcionar como importantes ferramentas de discussão e divulgação de informações sobre a aids, já que abordam, através do humor, questões relativas à prevenção, ao tratamento e aos direitos humanos – temas em que foram agrupados na exposição. A Mostra virtual também ganhou descrição de todas as imagens, que podem ser lidas por programas ledores de tela, com vistas a permitir o acesso de pessoas com deficiência visual à integralidade dos conteúdos do site – reforçando o compromisso do CCMS com as acessibilidades e com a inclusão.

Esse lançamento dá sequência ao compromisso do CCMS de redesenhar todas as suas mostras virtuais, tornando-as adaptáveis e acessíveis, garantindo o acesso de um público cada vez maior aos conteúdos em saúde pública divulgados pelo Centro Cultural. Nos próximos meses, outras mostras serão redesenhadas.



Confira a mostra virtual:


I Festival Internacional de Humor em DST e Aids




Legenda: Cartum vencedor na categoria “Tratamento”



Legenda: Cartum vencedor na categoria “Prevenção”