Mostra virtual CCMS

Sociedade Viva

Violência e Saúde

Imprimir
Esta imagem apresenta um logotipo. Em formato circular, na parte superior, lê-se: “Rocinha o mundo da arte. Troque sua arma por um pincel”. Logo abaixo, vê-se uma faixa, também circular, com desenhos coloridos de pequenas casas lado a lado. Em seguida, dentro de um círculo azul, o desenho do Brasil sobre o qual também há a ilustração de uma arma e um pincel que sai de dentro do cano da pistola. Embaixo ainda lê-se: “Oficina de arte Tio Lino”.

Rocinha, o mundo da arte

Troque sua arma por um pincel

Oficina de Arte Tio Lino

O projeto "Rocinha O Mundo da Arte - Troque sua Arma por um Pincel" é um movimento para que as armas se rendam ao morro. Um convite à população do asfalto para um passeio pelo cotidiano permeado por ruelas, declives, pipas no ar e fios riscando o céu da Rocinha.

Imagem de pequena escultura de três casas humildes, dispostas lado a lado. As moradias têm telhas inteiriças, uma janela e uma porta cada. A primeira tem paredes verdes, a segunda, amarelas e a terceira, laranjas.

Resistindo ao tempo, por mais de duas décadas, Tio Lino, tal qual o mote do projeto, propõe a troca das ferramentas de expressão dos excluídos.

O trabalho desenvolvido resgata o sentimento de cidadania ofuscado pela falta de atenção da sociedade às comunidades de encosta.

O mestre e seus alunos produzem uma nova realidade por meio de uma ação lúdica que visa construir o sentido de pertencimento e de solidariedade.

Ao mesmo tempo em que uma consciência se cria, o material usado pelos artistas se recria. Restos de papel, papelão, isopor mudam de forma e de cor nas mãos dos meninos artesãos, despertando uma identidade que se incorpora ao cartão postal da cidade.

Imagem de pequena escultura de um prédio de quatro pavimentos com telha no alto, paredes azuis e janelas vermelhas.

 

Atelier do Tio Lino
Comunidade da Rocinha
Caminho da Raiz, 145 - São Conrado
CEP: 22.451-260 - Rio de Janeiro, RJ
E-mail: tiolino@msn.com