Mostra virtual CCMS

Sociedade Viva

Violência e Saúde

Imprimir

Teia Social

Crianças

A violência física, a psicológica e a violência sexual afetam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Nesta imagem de fundo preto há a foto de uma menina. Ela está de costas para a câmera, que focaliza um menino mais novo em seu colo. Apesar de ser em preto e branco, nota-se um tom azulado na foto.

83% das mortes da população de adolescentes de 10 a 19 anos resultam de causas externas: homicídios (49%), acidentes de transporte (25%) e afogamentos e outras submersões acidentais (9%) (Datasus/SIM/MS, 2005).

O consumo de drogas e a violência constituem reações comuns contra a insegurança causada pelo abandono, pela ausência de limites e de valores éticos.

A mortalidade por agressões no Brasil apresentou acentuado aumento nas últimas décadas e se tornou a primeira causa de óbitos para adolescentes de 15 a 19 anos de idade (55,1%), sendo a arma de fogo o principal instrumento das agressões (Mortalidade por armas de fogo no Brasil, 1991-2000, Ministério da Saúde, 2004).

O abuso sexual, em sua maioria praticado por pessoas da própria família, deixa seqüelas profundas em crianças e adolescentes, comprometendo sua capacidade de relacionamento.

Direitos

"É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor." (Lei n.º 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente)

Conquistas